sexta-feira, 9 de abril de 2010

III Conferência Nacional do Esporte - Etapa Regional/Joinville vai eleger delegados nesta sexta-feira – 9 abril




Iniciaram os trabalhos da III Conferência Nacional do Esporte – Etapa Regional/Joinville, nesta manhã de sexta-feira (9 de abril), na Univille.
Os 280 participantes se dividiram em cinco grupos para debater sobre o desenvolvimento do esporte e lazer nos municípios da região de Joinville, em Santa Catarina e no Brasil, nos próximos dez anos. Cada grupo segue um eixo temático, já pré-estabelecido pela organização da Conferência.
Os grupos voltam a se reunir na parte da tarde para dar continuidade aos trabalhos. Após a conclusão dos debates, às 16h, inicia-se a plenária geral para a eleição dos delegados e a aprovação do documento oficial que será apresentado na Conferência Estadual, marcada para acontecer no final deste mês, em Joinville. Com 280 inscritos, esta regional poderá levar a Estadual 56 delegados, pois a cada 5 participantes, um delegado pode ser eleito.
A Conferência foi aberta oficialmente pelo prefeito de Joinville Carlito Merss, ontem, 8 de abril, na Câmara de Vereadores. Em seu discurso Carlito disse acreditar que esta Conferência é o caminho de transformação do esporte no Brasil. “É desta forma que vamos mostrar o potencial do esporte do Brasil para o mundo”, finalizou. Vários profissionais do esporte, comunidade e autoridades prestigiaram o evento que tem como tema central o "Plano Decenal de Esporte e Lazer - 10 Pontos em 10 Anos para projetar o Brasil entre os 10 Mais".
Para explicar sobre o objetivo do tema proposto, a representante do Ministério do Esporte, Bianca Silveira, apresentou um panorama sobre o “Sistema Nacional do Esporte”. Enfatizou a necessidade de se criar uma política estruturada para o esporte e o lazer, além de ressaltar a importância deste fórum para a construção de uma cultura esportiva no país. “Este é o espaço democrático para criarmos um novo sistema de lazer e esporte que irá transformar o Brasil em uma potência esportiva”, concluiu Bianca.
O presidente da Fundação de Esportes, Lazer e Eventos de Joinville – Felej Jorge Luis do Nascimento disse que “é preciso trabalhar organizadamente e em conjunto com a sociedade civil para conseguirmos engrandecer o esporte da região”.
Após o término do cerimonial, a diretora da Fundação Municipal de Esportes de Itajaí, professora Elizabete Laurindo, e o professor Edegilson de Souza fizeram uma palestra sobre “Políticas Públicas no Esporte”. Os dois explanaram sobre o esporte como função social, educacional e de saúde, entre outras questões.



Assessoria de Comunicação-FELEJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário