terça-feira, 22 de setembro de 2009




Parabens Ronaldo!

Hj é aniversário do maior camisa 9 que já vi jogar! o fenônemo Ronaldo Nazário de Lima! o maior artilheiro de todas as copas! que brilha muito no Corinthians!
Prestarei uma pequena homenagem com uma reportagem interessante sobre ele que segue abaixo:


Desde que fez 17 anos, o mundo sabe quem é Ronaldo e, consequentemente, seus passos, conquistas e fracassos são acompanhados por todos. Nesta terça-feira, dia 22, o atacante chega aos 33 anos. Veja na linha do tempo os principais acontecimentos da vida do camisa 9 corintiano desde o início da sua carreira, no profissional do Cruzeiro.

1993 - O ainda garoto Ronaldo foi contratado pelo Cruzeiro e em seu primeiro ano no clube mineiro assinalou 12 gols no Campeonato Brasileiro, em 14 jogos disputados.

1994 - Já titular da equipe, marcou 23 gols no Campeonato Mineiro, e sagrou-se artilheiro da competição. Meses depois, assim como Pelé, com apenas 17 anos, Ronaldo foi convocado para a Copa do Mundo dos Estados Unidos e, mesmo sem atuar, tornou-se campeão mundial pela primeira vez. Após a Copa, o atacante se transfere para o PSV Eindhoven, da Holanda, pela quantia de US$ 6 milhões.

1995 - Ano de sucesso na Holanda. Ronaldo se torna artilheiro do campeonato nacional e campeão da Copa da Holanda com a expressiva marca de 66 gols em 71 jogos. Além de começar a se firmar como titular da Seleção Brasileira, na disputa da Copa Umbro.

1996 - Sofre o seu primeiro problema físico de maior gravidade: passa por uma raspagem na cartilagem do joelho direito. No mesmo ano, Ronaldo chama atenção de diversos clubes de grande porte na Europa e transfere-se para o Barcelona, da Espanha, por US$ 20 milhões.

Em sua primeira temporada, o atacante mostra o seu faro de gol apurado e marca 34 gols em 37 partidas. Ao fim da temporada, o seu primeiro grande prêmio individual: é eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa.

1997 - Após conquistar seguidos títulos no Barcelona, a Inter de Milão o contratou a peso de ouro. Ronaldo marca 25 gols em seu primeiro ano na equipe italiana e ganha o apelido de "Fenômeno". Ao fim da temporada, o atacante recebe novamente o prêmio de melhor do mundo pela Fifa.

1998 - Consegue a maior media de gols na história do Campeonato Italiano e vai à França disputar a Copa. Na disputa, Ronaldo marca quatro gols e chega à final do Mundial. Porém, horas antes do jogo decisivo, no quarto do hotel, ele sofre uma convulsão e a Seleção perde para a França.

1999 - Ronaldo casa com Milene Rodrigues e nasce o seu primeiro filho: Ronald. Na Inter, a primeira contusão séria no joelho: rompimento de parte do tendão patelar do joelho direito em jogo contra o Lecce, pelo Campeonato Italiano. Ele fica cinco meses afastado dos campos.

2000 - Depois de realizar cirurgia, Ronaldo retorna aos gramados. Em sua primeira partida após voltar de contusão, contra a Lazio, pela Copa da Itália, em um lance impressionante, o atacante rompe completamente o tendão do joelho direito, após tentar driblar um adversário, e a sua volta ao futebol começa a ser questionada.

2001 - Após sofrer sua segunda grave lesão no joelho, Ronaldo voltou aos gramados mais uma vez. Depois de participar de um jogo-treino contra a equipe amadora do Bormiese e marcar dois gols, o camisa 9 da Inter voltou oficialmente no amistoso contra o Enyimba, da Nigéria. Jogou 34min e marcou um gol.

2002 - A maior volta por cima. Mesmo desacreditado por muitos, Luis Felipe Scolari apostou na recuperação do atacante e reservou a camisa 9 da Seleção Brasileira para Ronaldo na Copa do Mundo disputada na Coréia e no Japão. Com ele, o Brasil se sagra pentacampeão mundial e Ronaldo artilheiro da Copa, com oito gols. No mesmo ano, é eleito o melhor do mundo pela Fifa pela terceira vez.

2003 - No auge de seu prestígio, Ronaldo teve mais um ano de sucesso. Vestindo a camisa branca do Real Madrid, ele sagrou-se campeão do Campeonato Espanhol ao lado dos "galácticos" Zidane, Figo e Beckham.

2004 - Apesar do Real ter ficado em 4º lugar no Campeonato Espanhol, Ronaldo teve um bom desempenho e terminou a competição como artilheiro, com 24 gols. No mesmo ano, Ronaldo, embaixador da Unicef, liderou a Seleção Brasileira no jogo da paz no Haiti.

2005 - Uma cerimônia badalada e repleta de celebridades no Castelo de Chantilly, em Paris, marcou o segundo casamento de Ronaldo. O matrimônio com a apresentadora Daniela Cicarelli, porém, não durou muito. Apenas três meses depois, eles anunciaram o divórcio.

2006 - O fracasso na Copa do Mundo de 2006 foi o que marcou negativamente o ano de 2006. Entretanto, para Ronaldo, o ano não foi de todo ruim. Ele marcou três gols no torneio mundial e se tornou o maior goleador da história de todas as Copas do Mundo, com 15 gols marcados.

2007 - Acima do peso e com problemas de relacionamento com Fabio Capello no Real Madrid, Ronaldo se transfere para o Milan e tem, o que seria para muitos, sua última chance no futebol. Ele faz um boa temporada e ajuda a equipe italiana a conquistar uma vaga para a Liga dos Campeões.

2008 - Após entrar na partida do Milan diante do Livorno, em 13 de fevereiro, Ronaldo vive mais um drama em sua carreira. O rompimento do tendão patelar esquerdo resultou na quebra de contrato com o Milan e um longo período fora dos gramados. Durante a recuperação, Ronaldo se envolveu em um episódio polêmico com travestis.

2009 - Após treinar um período no Flamengo, Ronaldo acerta com o Corinthians e inicia uma nova fase na carreira. Voltando a jogar, ele sagra-se campeão paulista e da Copa Brasil. Depois de passar por uma cirugia na mão e uma lipoaspiração, o camisa 9 voltou mais uma vez aos gramados e, nesta terça-feira, comemora 33 anos.



Lancepress!

Um comentário: